sábado, 2 de agosto de 2014

Uso de containers na construção civil





Atualmente, a construção civil no Brasil é a maior fonte geradora de resíduos, no total são gerados e recolhidos aproximadamente 100 milhões de toneladas de entulho por ano. Material que, se fosse reaproveitado, seria suficiente para construir quase 500 mil casas populares de 50m² cada.

Levando esses número em consideração, é importante que pensemos em alternativas e novas soluções para uma construção civil mais inteligente que gere menos resíduos e agrida menos o nosso meio ambiente.
Foto: Divulgação
Projeto construído em Foz do Iguaçu, com um total de 15 containers, considerado o maior projeto do Brasil.

Uma solução que já tomou muitos adeptos na Europa, Ásia e Estados Unidos é a utilização de containers marítimos para construção de residências e projetos comerciais como escritórios, galerias e até restaurantes.

Os containers são responsáveis hoje pelo transporte de 95% de toda a carga mundial. Estima-se que existem atualmente mais de 17 milhões de containers pelos portos de todo o mundo.

Um container foi feito para enfrentar diversas intempéries e pode resistir aproximadamente 10 anos no mar, e após esse tempo de uso eles são abandonados. Estima-se que 1 milhão de containers estejam parados em portos. Entretanto, sua vida útil, quando empregado na construção civil, é de cerca de 90 anos.

A utilização dos containers na construção civil possui uma série de vantagens. Eles são resistentes, leves e fáceis de manipular e como suas dimensões são padronizadas, eles se tornam encaixáveis.

Uma das principais vantagens é a reduzida quantidade de entulho gerada durante a construção, tornando a obra mais limpa, empregando menos recursos naturais, comuns na construção de uma casa.

Além de ser uma construção mais limpa, o investimento final utilizando containers pode ser bastante minimizado. O tempo para execução de um projeto pode ser 50% menor se comparado com métodos convencionais de construção.





    Ralf Smaha é empresário no setor imobiliário em Foz do
    Iguaçu, gerente de projetos na Iguassu Invest    Empreendimentos Imobiliários e diretor de marketing
    no evento Casa Foz Design – A Casa Container.




Fonte: http://www.clickfozdoiguacu.com.br/pagina/containers-uma-alternativa-inteligente-para-a-construcao-civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por entrar em contato conosco. Em breve estaremos lhe atendendo.