quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Guia de compra de imóveis


Este guia de compra tem oito itens que são de suma importância para compradores ou vendedores na hora de comprar ou vender o seu imóvel.
Esperamos que ele tire algumas das suas dúvidas e possam orientar aos nossos seguidores neste momento tão importante de nossas vidas: a compra da casa própria.

Equipe Guia Imobiliário.

Vamos lá: 


A compra da casa própria é um sonho para muitos brasileiros. 
Por isso, para não ter dor de cabeça, confira as dicas:


1 - Antes de comprar:

Procure ajuda de um especialista: Isso pode economizar tempo, evitar problemas desnecessários, como documentação irregular, e ajuda a realizar um negócio seguro.
Defina suas prioridades: Veja o quanto pretende gastar com a compra (quantia em dinheiro, necessidade de financiamento, disponibilidade do FGTS, carro ou outro imóvel que possa ser dado como parte do pagamento).
Pesquise: Conclua a compra do imóvel somente após visitar aproximadamente oito unidades junto à família. Além disso, veja o imóvel escolhido mais de uma vez, faça uma inspeção na casa e converse com os moradores.
Negocie: Não tenha vergonha de pechinchar. Faça propostas inteligentes. Se o pagamento for feito à vista, não feche negócio pelo primeiro valor ofertado.
Contrato: Ao fechar o negócio, revise todas as cláusulas contratuais e verifique a documentação do imóvel.
2 - Novo ou usado: 

Fique atento aos aspectos práticos de cada imóvel para não ter problemas depois


LANÇAMENTO
Avalie tudo, desde as obras de outros imóveis da construtora, até a marca dos materiais e equipamentos a serem utilizados.
Informe-se sobre o regime de construção. Se for empreitada, o preço é fechado, mas sujeito a reajustes; se for por administração, o valor efetivo será repassado aos adquirentes com um valor a título desta taxa.
Anote os dados de entrada, prestações intermediárias, índices e periodicidade de reajustes, entrega das chaves e projeção do valor da prestação com a aplicação de juros, no caso de financiamento.
Cheque se o projeto de incorporação foi aprovado pela prefeitura e registrado no Cartório de Registro de Imóveis competente.

USADO
Quanto mais velho, mais barato será o imóvel.
Observe o estado de conservação e calcule o custo da reforma.
Verifique a Certidão Vintenária, matrícula do imóvel, Habite-se e certidão de tributos imobiliários.
Pesquise o passado do imóvel nos cartórios de Registros de Imóveis e na prefeitura.
3 - Como pagar: 

Avalie qual é a melhor forma de pagar seu imóvel


Faça uma simulação de financiamento antes de fechar a compra do imóvel. Verifique quanto vai custar cada parcela para evitar surpresas desagradáveis

Use o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), depositado mensalmente pelas empresas aos funcionários com carteira assinada, pode ser usado para pagamento total ou parcial do imóvel.

Para obter o benefício, o interessado deve provar que trabalha há pelo menos três anos sob o regime do FGTS e não pode ser proprietário de outro imóvel.

A casa ou apartamento deve estar localizado no perímetro urbano, de preferência no município onde o comprador exerce sua ocupação principal, ou em uma cidade vizinha, na mesma região metropolitana, onde deve morar há pelo menos um ano. O valor do bem não pode ultrapassar R$ 500 mil.

Consórcio

A modalidade é ideal para os que planejam comprar um imóvel, mas não têm a necessidade imediata de adquirir o bem.

O adquirente decide o valor da Carta de Crédito, paga prestações sem juros, porém com uma taxa de administração embutida no valor da parcela.

A contemplação é feita por meio de sorteio ou lance. Também é permitido utilizar o FGTS na aquisição.

4 - Financiamento:

No Brasil, há duas modalidades de financiamento, a pós-fixada e a prefixada. Conheça para não se perder nas contas.

Na hora de financiar um imóvel, o banco e o cliente podem definir o tipo de tabela para estabelecer o valor da prestação. Existem duas tabelas mais utilizadas: tabela Price (Sistema Francês de Amortização) e tabela Sistema de Amortização Constante (SAC).

O consumidor deve analisar qual é a melhor forma de pagamento, levando em consideração seu orçamento mensal. A tabela Priceé caracterizada pela utilização de juros compostos e também pelo valor fixo da parcela. O valor da amortização é obtido subtraindo-se os juros da prestação.

Já a tabela SAC é caracterizada pela amortização constante do saldo devedor e também pelo valor decrescente da parcela. Neste caso, a prestação inicial é maior do que na tabela Price. Atualmente é a mais conhecida e utilizada.

5 - Documentos:

A um passo de realizar seu sonho de adquirir a casa própria, você precisará reunir diversos documentos para concluir sua compra.
Veja quais são:

 - IMÓVEL

Cópia da escritura e matrícula do imóvel (registrado em Cartório de Registro de Imóveis);

Certidão quinzenária (expedida pelo cartório);

Certidão negativa de ônus reais;

Registro de citação de ações reipersecutórias alienações expedida pelo cartório;

Certidão negativa de impostos expedida pela prefeitura ou cópia do carnê de imposto predial dos últimos cinco anos;

Cópia autenticada do IPTU do exercício acompanhado de parcelas pagas até a data do processo;

Averbação da construção junto ao CGI competente;

COMPRADOR
Cópia do RG e CPF. Se forem cônjuges, de ambos;

Se for assalariado: Carteira profissional e os três últimos comprovantes de renda;

Se for empresário: Contrato social da empresa em que é sócio,
declaração do contador informando a retirada mensal com firma
reconhecida, extratos bancários dos três últimos meses e renda
através de aluguel deve ser comprovada pelo contrato de locação
e escritura definitiva do imóvel;

Se for liberal: Cartas das empresas para as quais o comprador
presta serviço informando rendimentos, declaração com firma
conhecida do comprador informando seu ganho mensal e
extratos bancários dos três últimos meses.

VENDEDOR
Pessoa física: Mesma relação solicitada aos compradores. Em
caso de espólio e menores deve ser anexada a autorização para
a venda do imóvel;

Pessoa jurídica: Cópia autenticada do contrato social ou estatuto
social na Junta Comercial. Além disso, são necessárias cópias
autenticadas dos seguintes documentos:

• Carta informando a data da última alteração contratual ou
estatutária;
• Indicação dos representantes que assinarão o contrato;
• Certidão Negativa de Débito do INSS (CND);
• Certidão de Quitação de Tributos Federais;
• Documentos de Identificação: Identidade, CIC, Certidão de
Casamento, etc.
6 - Segurança:
Engana-se quem pensa que proteger o imóvel é caro. O valor do seguro residencial não ultrapassa 0,2% do valor da casa ou apartamento. Especialistas apontam que o preço é menor do que
um seguro de automóvel, que pode representar até 10% do valor
total da proteção de um carro.

Existem diversos tipos de cobertura, mas a principal, e a de maior valor de indenização, é a de incêndio. Adicionais, como roubo, podem entrar no plano principal, sendo que o valor do seguro é proporcional ao risco do imóvel. Isso significa que a proteção de uma casa é mais cara do que a de um apartamento.
Monitoração
Na comparação entre seguro e monitoração a dica dos especialistas é visitar a empresa e conversar com outros clientes
que usaram o serviço. Usar sensores de movimento e de contato
também é aconselhável.
Ao sair de casa…
• Ajuste o temporizador para algumas Luzes se acenderem a noite.

• Avise vizinhos de confiança sobre sua ausência e deixe telefones
de contato.

• Pesquise o preço de um vigilante e sugira a algum vizinho uma
divisão de custo
7 - Planeje sua mudança:
No momento de se mudar para o imóvel adquirido, além de escolher cuidadosamente a empresa de mudança e procurar as melhores condições de pagamento, o proprietário deve estar atento ao agendamento do serviço e cláusulas do contrato.
Confira algumas dicas:
Os preços cobrados pelas empresas variam de acordo com o dia da semana. Na cidade de São Paulo, há descontos de até 10% para mudanças realizadas às segundas, terças e quartas-feiras.
Dá para economizar dinheiro escolhendo meses de pouca procura. Janeiro, fevereiro, julho e dezembro são mais caros por conta das férias escolares.
Para minimizar imprevistos, contrate o serviço com uma semana de antecedência, no caso de mudanças locais.
Distâncias maiores exigem maior prazo de planejamento.
Leia com atenção o contrato. Tenha conhecimento das limitações de responsabilidade da empresa de mudanças em caso de acidente ou quebra de objetos.
Procure transportar com você itens pequenos e de alto valor agregado, a menos que estejam contemplados no contrato.
Verifique os horários permitidos de mudança, no caso de condomínios, e a sinalização das ruas em que o caminhão terá de estacionar. Em algumas vias o trânsito de veículos grandes é limitado.
8 - Reforma:

Planejamento é fundamental antes de iniciar uma obra e decorar um imóvel


Antes de fechar o serviço com um profissional, peça indicações o profissional, você terá mais confiança ao ter que deixá-lo sozinho no imóvel.
Prefira realizar a reforma com o imóvel vazio. Isso pode diminuir o tempo da obra e dá maior mobilidade para deixar as chaves com os prestadores de serviço.
Atenção para os prazos, que quase sempre são apenas uma previsão de quando os serviços serão finalizados e quase nunca são cumpridos.
Planeje, orce e pechinche o máximo que puder e sua paciência permitir. Isso é importantíssimo, pois as diferenças de valores são muito mais significativas do que você pode imaginar.
Divida a reforma em etapas e estabeleça uma ordem de urgência para o cumprimento de cada uma delas, principalmente se você depende das mesmas para se mudar.
Fique atento aos desperdícios. Restos de material podem ser transformados ou mesmo vendidos em leilões on-lines.
Deixe a escolha dos móveis por último, pois eles podem dificultar a obra e até mesmo serem danificados por ela.

Fonte: Revista Zap Imóveis


Um comentário:

  1. Excelente esta matéria, tirou algumas dúvidas e me ajudou muito.

    Obrigado e parabéns pelo seu blog.

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