quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Caixa confirma mudanças no 'Minha Casa, Minha Vida'; esgotamento será obrigação do construtor

16/02/2011 | 12h08min


Na manhã desta quarta-feira (16), em reunião com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-JP), Irenaldo Quintans, o diretor da Caixa Econômica Federal na Paraíba, Alan Miranda, esclareceu as mudanças sofridas no financiamento dos imóveis dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

De acordo com Irenaldo, a Caixa confirmou que o programa só vai financiar a partir de agora imóveis que estiveram situados em áreas urbanizadas e calçadas e que também será obrigatório que haja uma solução de encaminhamento sanitário.

Apesar de estar preocupado com as distorções regionais do país, já que a medida atinge todo o Brasil, Irenaldo afirmou que as mudanças trazem pontos positivos para a população: passa a ser obrigatória a anotação de responsabilidade técnica da obra, ou seja, a casa tem que ser assinada por um engenheiro o que pode diminuir falhas nas construções e também passa a ser obrigação do construtor implantar o esgotamento sanitário no imóvel. “Esse esgotamento não precisa ser feito pela Cagepa. Uma fossa pode resolver o problema”, explica Irenaldo.

Tentando fazer com que as novas regras da Caixa não prejudiquem a construção civil paraibana, a Sinduscon encaminhou à Caixa algumas solicitações. O sidicato quer que a Caixa considere dentro do programa Minha Casa, Minha vida as distorções dos municípios brasileiros e que se cobre das autoridades responsáveis o calçamento das ruas, pré-requisito para o financiamento dos imóveis. “É necessário considerar que boa parte das ruas de João Pessoa, diferente de outras cidades do país, não é calçada. A Caixa deve levar em conta as diversas realidades regionais do país e também cobrar das autoridades o calçamento das ruas”, disse.

Outro ponto de destaque, de acordo com Irenaldo, é que as obras iniciadas dentro das regras anteriores possa ser concluídas. "Nós queremos que os construtores que já iniciaram obras possam concluir seu trabalho para que as mudanças não causem prejuízos", afirmou.


Ainda segundo Irenaldo Quintans, a reunião de hoje foi positiva. “O diretor da Caixa recebeu muito bem as nossas solicitações e ficou de encaminhá-las para a direção nacional”, afirmou o presidente do Sinduscon.



Por. Lindjane Pereira
Fonte http://www.paraiba.com.br/2011/02/16/72520-minha-casa-minha-vida-caixa-confirma-mudancas-e-diz-que-esgotamento-sera-obrigacao-do-construtor

Um comentário:

  1. Gostaria de saber se quem ja estava com contrato de compra e venda marcado para assinar, na caixa tera que entrar nesta nova regra,mesmo estando com o processo concluido.
    edna soares,joão pessoa

    ResponderExcluir

Obrigado por entrar em contato conosco. Em breve estaremos lhe atendendo.