sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A vez do Polo Cabo Branco deslanchar


Por Walter Santos as 7:37 h

O Polo vai sair do papel
RECIFE – Embora o foco do debate político na Paraíba se volte neste momento para a questão da liberação da permuta para o empresário Roberto Santiago construir novo Shopping Center em João Pessoa, há outros assuntos se credenciando na pauta de forte repercussão proximamente na vida paraibana.
Um deles, como ficamos sabendo depois de longo telefonema com o Secretário Executivo do Turismo, Walter Aguiar, diz respeito ao futuro do Polo Cabo Branco – na extensa área do Altiplano em direção da Praia da Penha e Jacarapé, cujo processo está em exame e definições para uma série de decisões a serem tomadas pelo governador Ricardo Coutinho.
Para quem não se lembra, o Polo Cabo Branco é uma grande área pensada inicialmente no Governo Milton Cabral, mas somente concretizada no Governo Burity, nos idos anos 80, com a partilha feita para 19 condôminos.
De lá para cá já se passaram os Governos Ronaldo, Mariz, Maranhão e Cássio sem o desbloqueio devido do processo, tanto do ponto-de-vista jurídico quanto de efetivação das obras previstas, ou seja, construção de equipamentos hoteleiros e/ou similares para impulsionar o Turismo da Paraíba em torno do Centro de Convenções – este concebido por Cássio seqüenciado por Maranhão e agora passando à fase real de deslanchar definitivamente no Governo Ricardo.
Mas, pelo que deixou muito claro o Executivo Walter Aguiar, o Polo passará por uma série de ajustes – tanto legal quanto estrutural porque as regras ambientais e de conjuntura econômica exigem fortes adequações porque há defasagem se se levar em conta o formato e tempo em que foi concebido.
Por isso, está em curso a estruturação legal de um processo para desenvolvimento de um novo Planejamento Estratégico a merecer contratação de empresa especializada, aliás, situação essa que ensejará também a elaboração de um Plano Estratégico mais global para o Turismo da Paraíba – neste ultimo caso envolvendo todas as matizes e regiões do Estado.
O fato é que o governador Ricardo Coutinho decidiu desbloquear o Polo para efetivá-lo nos próximos anos atraindo grandes bandeiras internacionais com a readequação da área, mesmo que enfrentando possíveis reações aos ajustes que se fazem necessários para dar sentido de desenvolvimento sustentável ao turismo paraibano acabando com a fama de que o projeto serviu a uma negociação entre amigos.
Segundo Walter Aguiar, muito empolgado com o acervo e a missão que dispõe, agora vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por entrar em contato conosco. Em breve estaremos lhe atendendo.